A História da União das Sociedades Espíritas de Praia Grande
A História da União das Sociedades Espíritas de Praia Grande
Antes de falarmos sobre a história da USE PG vamos primeiramente a um breve histórico de nosso município de Praia Grande.
CAPITANIA DE SÃO VICENTE
As terras que pertencem a Praia Grande hoje em dia pertenciam antigamente à capitania de São Vicente que, tempos depois, virou capitania de São Paulo e, séculos mais tarde, estado de São Paulo.
O rei de Portugal entregou a capitania de São Vicente a um nobre chamado Martim Afonso de Souza, que esteve aqui, explorando a terra e fundando vilas, entre os anos de 1532 e 1533. Depois disso, nunca mais voltou. Ficou envolvido com expedições que iam para as Índias buscar riquezas para vender na Europa. Quem administrava a capitania era sua mulher, Ana Pimentel, que enviava para cá outros administradores.
Toda a capitania era administrada por pessoas que viviam na vila de São Vicente, fundada em 1532. Nesta vila se instalaram os primeiros portugueses que vieram colonizar a região e que investiram aqui nos primeiros engenhos de produzir açúcar. Praia Grande, hoje município do estado de São Paulo, pertenceu à cidade de São Vicente até 1967, quando ocorreu sua emancipação política. Desde então tornou-se um município independente, com administração própria, podendo eleger seu prefeito e seus vereadores. Antes disso acontecer, não havia autonomia para solucionar os problemas. Tudo dependia das decisões da Prefeitura de São Vicente, que nem sempre atendiam às necessidades da população que aqui morava.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PRAIA GRANDE
A emancipação política não aconteceu de repente, nem foi vontade de uma pessoa só. As pessoas que aqui moravam não estavam contentes com os problemas que enfrentavam, como a falta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz, vias de acesso. Por isso, os moradores do bairro de Solemar viram a possibilidade de se desmembrar de São Vicente e de Praia Grande ganhar autonomia. Em 1953, Júlio Secco de Carvalho, liderou o movimento juntamente com Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Junior, entre outros.
Houve muita resistência por parte de São Vicente, pois significava a perda de 24 quilômetros de praias. Foi realizado em 1963 um plebiscito, que é a maneira pela qual a população faz sua escolha através do voto. Mas isso não garantiu ainda a emancipação da cidade.
Só em 19 de janeiro de 1967 a emancipação aconteceu. O engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal no município, com instalação provisória da prefeitura no Ocian Praia Clube. A primeira eleição municipal na Praia Grande foi realizada em 15 de novembro de 1968, tendo como prefeito Dorivaldo Loria Junior.
A USE PG - NOSSA HISTÓRIA
Os antecedentes
O primeiro Centro Espírita criado em Praia Grande, foi o Centro Espírita Irmã Cristina, fundado na cidade de São Paulo em 1956 por Flora Amélia Magalhães e depois transferido para esta cidade à Rua São Bernardo, 439 no Boqueirão, mudando-se depois para a atual sede a Rua Antonio Candido Da Silva, na vila Sonia. A partir daí, outras casas surgiram, existindo em 2024, um número de 24 casas espíritas na cidade.
Em 22 de maio de 1988, foi criado por Pedro Rodrigues, Arlindo Cândido Sobrinho, Sátiro Barros Barbosa, e Edgard Nicolino Alves, o MED – Movimento Espírita de Divulgação, que tinha como objetivo divulgar a Doutrina e apoiar ações doutrinárias em todas as instituições de nosso município, que se pode dizer foi o embrião da nossa USE.
Ainda neste ano, um grupo de representantes das casas de Praia grande convidou o Sr. Nedir Mendes da Rocha, presidente da USE Estadual para uma explanação sobre as atividades do MED, reunião realizada na sede da Associação Comercial de Praia Grande.
Após esta reunião, ainda em 1988, o MED regularizou-se junto aos órgãos governamentais e passou a fazer parte da UNIMEVESV - União Intermunicipal Espírita de São Vicente, que depois se transformou em Use Intermunicipal de São Vicente abrangendo um imenso território que ia de São Vicente até Peruíbe.
Em 1997, com a interseção do MED, foi solicitado à USE Intermunicipal de São Vicente, da qual a Praia Grande fazia parte, o seu desmembramento, o que foi realizado em 09 de agosto de 1997, data que se considera a fundação da USE Municipal de Praia Grande, passando então São Vicente à condição de USE Municipal assim como a Praia Grande.
FUNDAÇÃO DA USE MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE
A Fundação da Use Municipal de Praia Grande deu-se em 9 de agosto de 1997 com sede provisória à Rua Afonso Chaves, 991 Vila Mirim, com a presença da use regional baixada santista e vale do ribeira na pessoa do sr. josé conceição de abreu da use municipal de praia grande pela presidente Sra. Lucimar dos Santos Barbosa e casas espírita de praia grande como Centro Espírita Irmã Cristina, Centro Espírita amanhecer, Centro Espírita Lar Paz e Amor, GEU - Grupo Espírita União, Centro Espírita Denizard Rivail, MED - Movimento Espírita de Divulgação, constituindo a 1ª diretoria o Sr. Edgar Nicolino Alves, como presidente, Sr. Rogério Pedroso, Sra. Sandra Aparecida Marcondes de Camargo Chaves, Sra. Lourdes Godoy, Sr. Wandir Weber, Sra. Ruth Alice da Silva e Sr. Robson Fiori, como diretores, iniciando assim essa trajetória.
No ano de 2000 Foi eleita uma nova diretoria encabeçada pela Sra. Zude, em 2003 a direção da USE passou para a Sra. Flora do Irmã Cristina. De 2003 a 2006 foi eleita a Sra. Maria Cícera Lima Serra como presidente que foi eleita novamente para um mandato até 2009.
Em 14 de dezembro de 2014, foi criado o 1º Estatuto da USE Municipal de Praia Grande, que foi atualizado em 24 de setembro de 2023.
Em primeiro de abril de 2006, a Diretoria Executiva, ouvindo o Conselho, realizou uma Assembleia Extraordinária, na sede do GEU – Grupo Espírita União, coma participação de representantes das seguintes casas: Centro Espírita Irmã Cristina, sede e subsede e GEU – Grupo Espírita União, para a finalidade de realizar o encerramento da USE PG como Pessoa Jurídica, devido às despesas oriundas dessa condição, e a não possibilidade de eleição de uma Comissão Executiva naquele momento e com a anuência dessa assembleia, solicitou o descadastramento do CNPJ e a consequente baixa no Cartório, deixando então de ser uma Pessoa Jurídica.
Em 2017, a Comissão Executiva era formada por: Maria Cícera Serra como presidente, Mariza Calvez como vice-presidente, Ceci Regina Célia no cargo de secretaria e Roberto Cai como tesoureiro.
Em 14 de setembro de 2020 foi eleita a nova Comissão Executiva tendo à frente o Sr. Cledson Alcides da Silva que foi reeleito em 14 de setembro 2021, com o objetivo de Levar a entidade a reconquistar sua personalidade jurídica, o que não foi aceito pelo cartório local, pois, é vedado por lei o registro de pessoas jurídicas com a mesma denominação e como apesar de encerradas as atividades, já havia uma entidade com a mesma denominação; porém esta diretoria só ficou por 3 meses, encerrando por um tempo as atividades da USE PG.
Em 2023, a Diretoria da USE Regional da Baixada Santista através do Sr. Allan Kardec P. Veloso, solicitou uma reunião com a diretoria da USE Estadual para reativação da USE Praia Grande, que foi feita por modo virtual com a Sra. Rosana Amado Gaspar, presidente daquela entidade, o Sr. Pascoal Antonio Bovino, Vice-presidente, sendo convidados a Sra. Maria Cícera e o Sr. Osmar Fantinato como representantes da Praia Grande.
Nessa reunião, os representantes de Praia Grande ficaram encarregados de levar a notícia da reativação às casas espíritas do município e marcaram a assembleia de reativação para 24 de setembro de 2023, em um mandato tampão até as eleições gerais das USE’s em abril de 2024, que contou com a participação do C. E. Irmã Cristina, C. E. Denizard Rivail, Núcleo Espírita Casa do Caminho e Grupo Espírita Socorrista Maria Madalena, sendo eleita a Sra. Maria Cícera para a Presidência.
Em abril de 2024, com a presença de 5 instituições, foi realizada a assembleia quer elegeu a nova Diretoria Executiva, tendo como diretores: Osmar Fantinato, Presidente; Marco Antonio M. Miguez como Vice-presidente, Edison Santana Junior na Primeira secretaria, Rosimeire Amaro de Lima na Segunda secretaria e Maria Cícera Lima Serra na segunda tesouraria.